top of page

Escritos e reflexões sobre as experiências com a Medicina de Família. Histórias inspiradas em casos reais a partir dos quais uso nomes fictícios e algumas alterações para preservar a identidade das pessoas.  As narrativas envolvem tanto pacientes quanto experiências na docência e minha própria história com a especialidade.

Buscar
Foto do escritorAna Paula Seibert

Escutar além

Na Medicina, escutamos (o termo técnico é a palavrinha "auscultar") o coração, os pulmões, a barriga... Podemos escutar o som das veias, estruturas do pescoço e até mesmo o coração de um bebê dentro da barriga de uma gestante!


Porém, é preciso ouvir mais que isso...

Quero saber se ALÉM do som, seu coração está agoniado ou tranquilo!

Quero saber se ALÉM do som, algo está tirando seu fôlego de sobressalto, ou se por uma surpresa boa, ou se sente que tem ar de sobra para continuar a caminhada!

Quero saber se ALÉM dos barulhos da barriga, há algo te embrulhando, ou difícil de digerir, ou ainda, se anda sentindo borboletas no estômago!


Enfim... com a Medicina Centrada na Pessoa, quero mesmo é escutar além...

Além do corpo, além das doenças e inúmeros exames, além dos medicamentos... Afinal, tudo isso importa, mas não é tudo. Quero saber o que VOCÊ pensa, sente... o que você acha de tudo isso.


A peça verdadeiramente única é você.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Clínica da Saudade

Márcia* era uma mulher de 30 anos, com 1 filha pré-adolescente, trabalhava em loja e parou com a vinda da pandemia, e veio na consulta...

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page